sábado, 17 de abril de 2010

A COMUNICAÇÃO COMO BUSCA E COMO EXPRESSÃO

Na comunicação há uma dimensão de expressão quando mostro algo de mim, e uma dimensão de busca quando procuro algo que está faltando para que possa me realizar e sentir. As duas dimensões sempre andam juntas, sendo que em determinadas ocasiões uma delas se sobrepõe a outra. Na comunicação, não somente as emoções são expressas, há também uma intensa busca de afeto, carinho, amor e compreensão, que são altamente positivas, permitindo facilitar a dura caminhada das nossas vidas, sendo que se essa dimensão se mostra pelo lado negativo, provoca a desestruturação total do indivíduo que sai na busca incansável de qualquer compensação, para suprimir essa falta.
Na comunicação, buscar e expressar segurança, significa, na maioria das vezes, apoio em territórios como o familiar, físico, emocionais e intelectuais, mostrando e procurando as referências que dão orientação, segurança e tranqüilidade, na busca do semelhante que tem a ver com meu mundo, ou porque se parece comigo, ou porque apresenta aspectos do que eu gostaria de ser.
Na comunicação há um desvendamento entre o eu e o outro, um intercâmbio reflexo entre pessoas que procuram, compreender-se, organizando dados dispersos, sensibilizando-se ao experimentar várias sensações, mostrando seu potencial emocional e criando algo em comum, que é um novo espaço de troca. Na comunicação buscamos fundamentalmente o apoio necessário para nós mesmos, usando a força de quem estiver próximo e com condições de suportar o seu próprio peso como o nosso, fazendo que essa busca incessante do nosso semelhante seja o complemento que nos falta. Sempre nos viciamos em determinados tipos de comunicação, baseando-se em experiências passadas em que colocamos uma ordem dentro da estrutura mental fazendo que sintamos de maneira que não nos afete nas diversas áreas, principalmente emocionalmente, pois nos nosso egoísmo, não gostamos de nos contrariar.
Praticando diuturnamente a comunicação, sempre encontramos novas formas de integração, que nos permite conhecer novas faces da mentalidade humana, ampliando nosso campo de irradiação, positiva ou negativa, conforme a ocasião, fazendo as ações conforme as suas necessidades, por nós e pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário