quinta-feira, 1 de abril de 2010

PSICOPEDAGOGIA: Referencial Teórico

O trabalho psicopedagógico está voltado para o sujeito e sua relação com a aprendizagem.
Para este profissional, as mudanças não precisam ser, necessariamente, rápidas, mas que através da investigação possam ser observadas as nuances de mudanças. Analisá-las para que possa ser reconstruído o processo de aprendizagem.
É função do psicopedagogo compreender as dificuldades do cliente para que, através dos obstáculos, promova as suas resoluções.
Tem também como objetivo, ajudar aquele que por várias razões não consegue aprender, utilizando propostas e formas, de acordo com as particularidades de cada um.
A Psicopedagogia por meio de seus profissionais capacitados veio para ajudar a sanar as dificuldades do sujeito e ajudá-lo no seu processo de aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico tem papel significativo e de extrema importância ao direcionar a intervenção para o “ser humano”, buscando entender o seu desenvolvimento, para oferecer melhores recursos, visando facilitar a vida, as relações e adaptações do indivíduo.
É fundamental que o “erro” do indivíduo não seja visto como algo a ser eliminado e reprimido, mas como um passo sem seu processo de aprendizagem.
É imprescindível valorizar os esforços do cliente, incentivá-lo a continuar tentando, oferecer, com cuidado, informações complementares e, em alguns casos, “corrigir” seus erros, desde que seja feito com bom senso e sempre com a preocupação básica de não tirar a motivação e nem diminuir a confiança, porém, é muito importante que o “olhar e a escuta” clínica se façam presentes constantemente.
A história registra que a “Psicopedagogia surgiu de uma nova prática na tentativa de intervir resolvendo situações individuais das crianças e adolescentes que fracassaram no aprender” (Alícia Fernandez, Revista nº 0, outubro/94 – Buenos Aires).
A Associação Brasileira de psicopedagogia traz em seu estatuto, a seguinte definição:
“Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o conhecimento, sua implantação, sua aquisição, distorções, diferenças e desenvolvimento por meio de múltiplos processos e estratégias, considerando sempre a individualidade do aprendente. Está comprometida com a melhoria das condições de quem adquire o conhecimento.”
Podemos, então, entender que a Psicopedagogia é o campo de atuação do profissional que irá atuar na aprendizagem do sujeito e suas dificuldades.
Uma das características que também podemos observar é que a Psicopedagogia é interdiscplinar e esta interdiscplinaridade é que permite a troca entre profissionais capacitados e especializados.
Para CUNHA, ex-presidente da ABPp – Seção Goiás (Biênio 93/94): “a Psicopedagogia é o campo de atuação cuja especialização é a aprendizagem humana e o que orienta a visão psicopedagógica é a relação do sujeito com o conhecimento (1995).

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